Controle permite aceitar ou não sugestão para conteúdos sensíveis
O Facebook está anunciando uma nova configuração que permite limitar a quantidade de conteúdo potencialmente sensível que aparece na guia Explorar do Instagram. De acordo com o Facebook, a nova configuração de Controle de conteúdo sensível permitirá que você “veja mais ou menos alguns tipos de conteúdo sensível”, o que pode ser “perturbador ou ofensivo”. Quanto conteúdo os três níveis, “Permitir”, “Limitar (padrão)” e “Limitar ainda mais” mostrarão ou não é muito vago, e entramos em contato com o Facebook para esclarecimentos.
Na página de suporte do Controle de Conteúdo Sensível, o Instagram diz que o conteúdo sensível pode incluir postagens sexualmente sugestivas ou violentas, bem como postagens que promovam coisas como tabaco ou uso farmacêutico. O Facebook deixa claro que essa configuração é baseada em suas Diretrizes de recomendação, que controlam o que pode ser exibido na página Explorar, e não em suas Diretrizes da comunidade.
VIOLÊNCIA OU NUDEZ “GRÁFICA” AINDA SERÁ RETIRADA DO SITE
Postagens que violam as regras do Facebook ainda serão removidas. O Controle de conteúdo confidencial apenas oferece aos usuários mais opções sobre o quanto eles desejam ser expostos a um conteúdo que pode ser perturbador na guia Explorar. Por exemplo, o Facebook diz que o conteúdo que mostra uma luta ou pessoas com roupas transparentes pode ser considerado “sensível” e, portanto, não deve aparecer na página Explorar para pessoas que têm limites de conteúdo delicado. Violência ou nudez “explícita”, no entanto, seriam retiradas do site e não apareceriam nem mesmo para aqueles que tinham o Controle de conteúdo confidencial definido como “Permitir”.
O Facebook não respondeu a uma solicitação de comentário sobre a diferença que a configuração faz na quantidade de conteúdo potencialmente sensível que é mostrado a um usuário. As descrições mostradas na captura de tela do Facebook do recurso, visto no início deste artigo, são um pouco vagas, embora – a configuração Limite ainda mais não diz que você não verá conteúdo confidencial, apenas que “pode” ver menos postagens que “poderiam” ser perturbadoras.
AS DESCRIÇÕES DE QUANTO CONTEÚDO SERÁ MOSTRADO SÃO UM POUCO VAGUE
De acordo com o Facebook, a configuração estará acessível indo para o seu perfil e tocando em Configurações> Conta> Controle de conteúdo confidencial. O recurso não parece ter sido implementado para todos os usuários ainda: a opção não apareceu para mim ou para alguns dos meus colegas. O Facebook afirma que a configuração para permitir conteúdo sensível pode não estar disponível para menores de 18 anos.
Este anúncio chega em um momento em que muitas redes sociais, especialmente plataformas de compartilhamento de fotos e vídeos, estão tentando descobrir como lidar com conteúdo que pode ser perturbador para alguns usuários, mas envolvente para outros. No ano passado, a TikTok introduziu telas de aviso para vídeos potencialmente gráficos, e o Pinterest anunciou recentemente a proibição de anúncios de perda de peso. O próprio Instagram tenta borrar imagens que podem ser potencialmente desencadeadoras para pessoas que lutam com distúrbios alimentares e fornece recursos para usuários que procuram conteúdo relacionado a distúrbios alimentares. O anúncio de hoje não parece sinalizar uma mudança drástica para a página Explorar, mas deve dar às pessoas um pouco mais de controle sobre o que veem nela.
Fonte: The Verge