O aplicativo de mensagens efêmero agora tem 293 milhões de usuários diários

play button
+
00:13

Snapchat

Há apenas alguns anos, havia a preocupação de que o Snap, a empresa controladora do Snapchat, não sobreviveria como uma empresa independente. O preço de suas ações caiu em torno de US $ 5, após um redesenho desastroso que desacelerou o crescimento do usuário e confundiu os anunciantes.

A situação é muito diferente agora. O Snapchat está crescendo mais rápido do que desde 2017, ano em que se tornou público. Na quinta-feira, o aplicativo de mensagens baseado em câmera disse ter adicionado 13 milhões de usuários diários durante o segundo trimestre, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso significa que 293 milhões de pessoas usam o Snapchat todos os dias em todo o mundo, contra 173 milhões desta vez há quatro anos. (O Twitter registrou 206 milhões de usuários diários no segundo trimestre, em comparação.) A receita do Snap também aumentou 116 por cento, para US $ 982 milhões, tornando-o um negócio de crescimento mais rápido do que o Twitter ou o Facebook.

Os novos números solidificam uma das histórias de reviravolta mais impressionantes em tecnologia. Eles também refletem como as empresas de tecnologia se beneficiaram durante a pandemia, à medida que as pessoas passam cada vez mais tempo online. O CEO do Snap, Evan Spiegel, disse que espera que a base de usuários do aplicativo cresça mais rápido à medida que os bloqueios de pandemia acabam, uma vez que o Snapchat foi projetado para ser usado com amigos.

A maior parte do crescimento de usuários do Snap no segundo trimestre veio de fora de seus principais mercados da América do Norte e Europa, onde os anunciantes pagam mais para alcançar as pessoas. Isso significa que o Snap tem muito trabalho pela frente para monetizar seus novos usuários de forma eficaz. Os resultados deste trimestre também se beneficiaram de uma implementação atrasada das alterações da Apple no rastreamento de dados no iOS 14, o que faz com que os desenvolvedores de terceiros mostrem um prompt pedindo permissão para rastrear usuários em diferentes aplicativos.

A Snap e outras empresas movidas a anúncios usam esse rastreamento para segmentar anúncios de forma barata, e tem havido preocupação de que os usuários dizer não ao prompt tornem mais difícil adaptar os anúncios aos interesses das pessoas. Em comentários preparados aos investidores, o diretor de negócios da Snap, Jeremi Gorman, disse “observamos taxas de adesão mais altas do que as relatadas em geral na indústria, o que acreditamos ser devido em parte à confiança que nossa comunidade tem em nossos produtos e nossos negócios.” Isso indica que o Snap pode se sair melhor do que alguns de seus pares, nomeadamente o Facebook, ao navegar pelas mudanças da Apple.

O QUE SNAP E FACEBOOK TÊM EM COMUM É UMA PAIXÃO PELA REALIDADE AUMENTADA
O que o Snap e o Facebook têm em comum é a paixão pela realidade aumentada, a tecnologia que se sobrepõe à computação gráfica ao mundo real por meio de telas de telefone ou óculos inteligentes. A Spiegel tem promovido os investimentos do Snap em RA há anos e, mais recentemente, a empresa fez movimentos para construir recursos de compras que poderiam eventualmente permitir que qualquer pessoa digitalizasse um produto com a câmera Snapchat, virtualmente experimentasse e comprasse sem sair do aplicativo.

A Snap estreou recentemente os novos óculos com telas de RA, embora eles estejam disponíveis apenas para criadores de RA selecionados. “Mais de 200 milhões de Snapchatters se envolvem com RA todos os dias, em média, e mais de 200.000 criadores usam o Lens Studio para construir lentes de RA para nossa comunidade”, disse Spiegel em seus comentários aos investidores na quinta-feira.

cacaux


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *